terça-feira, 14 de outubro de 2008


Pierre Bourdieu

“Maldições Pascalianas, uma das obras de Bourdieu”.

Bourdieu nasceu em uma família simples na França no dia 01 de Agosto de 1930. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris na Escola Normal Superior, se formou em 1954 em filosofia. Em 1955 foi convocado para o serviço militar em Versalhes, por indisciplina foi enviado para Argélia, por não ter condições físicas e habilidades para ficar na frente de batalha assumiu a função de professor dando aula para refugiados. Estando em meio à guerra pode vivenciar o colonialismo francês, tentando compreender partiu para o campo da antropologia e da sociologia.
Entre 1960 a 1980 ele desenvolveu varias obras, contribuindo para a formação do pensamento sociológico do séc. XX, também contribuiu para a prática da sociologia cultural, da antropologia cultural e para a definição da dimensão das ciências sociais.
Ao longo de sua carreira fez mais de 300 obras, é também um dos escritores mais lidos em todo mundo na área da antropologia e da sociologia. È um dos únicos escritores franceses que não nasceu na classe nobre, veio da classe menos favorecida da sociedade.
Em seus trabalhos Bourdieu tentava mostrar as classes da sociedade, o domínio que uma classe exerce sobre a outra classe menos favorecida. Ele também lutava pela desigualdade social e cultural dos homens.
Bourdieu morreu em 23 de janeiro de 2002, após palestrar um curso a respeito de sua obras , que serviria de fundamento para seu ultimo livro, Esboço de auto-analise.

0 comentários: