terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eleições



Eleições
Nos 5.567 municípios do Brasil ocorrem a cada quatro anos eleições para prefeitos e vereadores que devidamente se apresentam para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores, bem como o cargo para prefeito. Os vereadores quando eleitos pelo voto do povo passam a legislar e o prefeito passa a executar as obras dos projetos aprovados por unanimidade ou por maioria de votos dos vereadores.
Nos municípios em que a população é inferior a duzentos mil eleitores não existe a necessidade de ocorrer o segundo turno. Entretanto, essa situação pode ocorrer quando a população atinge esse total e o candidato a prefeito não obtiver cinqüenta por cento (50%) mais um por cento (1%) de votos válidos a prefeito.
Canarana, município com três décadas de emancipação política também tem suas eleições, porém somente de primeiro (1º) turno por ter a população estimada em pouco mais de vinte mil habitantes (20.000) e dentre estes há treze mil (13.000) eleitores
Geralmente a data da eleição do segundo (2º) turno ocorre no mesmo mês como este ano, por exemplo, que será no dia 26 de outubro.

Eleições 2008
Em Canarana, e pode se crer, em alguns outros municípios o desejo de PODER é excessivo, sendo este, gerador de situações vexatórias, negativistas onde vale tudo para tirar aquele ou aquela “fulana,” as situações chegam ao extremo de declarar fatos que denigra em demasia a imagem do candidato e/ ou político adversário.
As divergências existentes promovem o desconforto e insegurança dos eleitores, pois estes não sabem por vezes que atitude tomar, porque a “massa popular” não esta por sua maioria politizada, seu conhecimento formal é deficitário por falta de investimento do poder público, bem como incentivo, sendo sua idéia bastante primária onde o valor afetivo tem forte influência, ou o poder aquisitivo também pesa, sua idéia por vezes é: “Eu vou votar no fulano porque ele me ajudou.... porque tem dinheiro .... porque gosto...” por aí a fora.
Se não fossem movimentos, atitudes até mesmo bárbaras, pois mexer com a vida pessoal de outrem, é bárbaro, Canarana teria eleições tranqüilas.
Mas conforme mencionado no sentido amplo pode-se relatar um exemplo: há poucos dias antes das eleições, conforme palavras ditas pelo chefe da 31° zona eleitoral, pessoas com baixa índole através de atos premeditados tomaram atitudes para “baixaria”. Infelizmente.
O envio de CDs e panfletos, continha acusações não comprovadas até o presente momento e calunias sobre o candidato a reeleição a prefeito. A gravação, impressão dos panfletos e envio ocorreu de forma clandestina.
Em seguida, outros panfletos que apresentavam também acusações não provadas sobre o candidato adversário.
O povo tem no momento informações que não são referentes ao que de fato pode/ deve existir em uma campanha eleitoral; que é a apresentação de projetos de trabalhos que visam trazer benefícios para as comunidades; geração de empregos, aplicação dos recursos, objetivos específicos para educação, esporte lazer.
A mentalidade truncada, de certos candidatos ao invés de trazer esperança, trás decepção.
Esse fato é negativo.
O povo não sabe em quem votar e parte para eleger através de votação pessoas despreparadas, sem formação acadêmica e até mesmo sem o ensino fundamental completo.
Estes candidatos eleitos são chaves de manipulação, em que o desejo do povo pode não ser levado em conta.
Dia da votação:
Apesar destes acontecimentos a eleição ocorreu de forma digna, não houve tumultos ou brigas no dia de votação. Conforme afirmação do chefe da 31ª zona eleitoral a eleição foi tranqüila
Os mesários conforme o horário estipulado comparecerem e devidamente se encontravam em suas seções a que foram designados.
As 09:00 horas iniciaram-se a votação para prefeito e vereador municipal.
No período matutino a procura das sessões foram maior, o que gerou grandes filas, a preferência é devido a ser mais fresco e para poder permanecer em casa no período vespertino.
Com essa prática acompanhar todos os acontecimentos seria melhor. No período vespertino as seções se encontravam praticamente tendo poucos eleitores votando.
Resultados das Urnas:
O encerramento das votações ocorreu a partir do horário programado nas UE (urnas eletrônicas), que seria 17:00 horas, horário de Mato Grosso, ou as 18:00 horas, horário local.
A partir desse horário as UEs junto com os materiais utilizados por todas as seções foram encaminhadas por seus presidentes até o fórum eleitoral, onde estava ocorrendo à somatória de votos de cada candidato.
Até as 20:00 horas já tinha o resultado dos vereadores eleitos, bem como o nome do administrador do município.
Você pode conferir os resultados por este link:
http://www.justicaeleitoral.gov.br/divhtml.htm
Mais informações das eleições 2008 só acessar :
http://www.tre-mt.gov.br/

0 comentários: