Nos municípios em que a população é inferior a duzentos mil eleitores não existe a necessidade de ocorrer o segundo turno. Entretanto, essa situação pode ocorrer quando a população atinge esse total e o candidato a prefeito não obtiver cinqüenta por cento (50%) mais um por cento (1%) de votos válidos a prefeito.
Canarana, município com três décadas de emancipação política também tem suas eleições, porém somente de primeiro (1º) turno por ter a população estimada em pouco mais de vinte mil habitantes (20.000) e dentre estes há treze mil (13.000) eleitores
Geralmente a data da eleição do segundo (2º) turno ocorre no mesmo mês como este ano, por exemplo, que será no dia 26 de outubro.
Eleições 2008
Em Canarana, e pode se crer, em alguns outros municípios o desejo de PODER é excessivo, sendo este, gerador de situações vexatórias, negativistas onde vale tudo para tirar aquele ou aquela “fulana,” as situações chegam ao extremo de declarar fatos que denigra em demasia a imagem do candidato e/ ou político adversário.
As divergências existentes promovem o desconforto e insegurança dos eleitores, pois estes não sabem por vezes que atitude tomar, porque a “massa popular” não esta por sua maioria politizada, seu conhecimento formal é deficitário por falta de investimento do poder público, bem como incentivo, sendo sua idéia bastante primária onde o valor afetivo tem forte influência, ou o poder aquisitivo também pesa, sua idéia por vezes é: “Eu vou votar no fulano porque ele me ajudou.... porque tem dinheiro .... porque gosto...” por aí a fora.
Se não fossem movimentos, atitudes até mesmo bárbaras, pois mexer com a vida pessoal de outrem, é bárbaro, Canarana teria eleições tranqüilas.
Mas conforme mencionado no sentido amplo pode-se relatar um exemplo: há poucos dias antes das eleições, conforme palavras ditas pelo chefe da 31° zona eleitoral, pessoas com baixa índole através de atos premeditados tomaram atitudes para “baixaria”. Infelizmente.
O envio de CDs e panfletos, continha acusações não comprovadas até o presente momento e calunias sobre o candidato a reeleição a prefeito. A gravação, impressão dos panfletos e envio ocorreu de forma clandestina.
Em seguida, outros panfletos que apresentavam também acusações não provadas sobre o candidato adversário.
O povo tem no momento informações que não são referentes ao que de fato pode/ deve existir em uma campanha eleitoral; que é a apresentação de projetos de trabalhos que visam trazer benefícios para as comunidades; geração de empregos, aplicação dos recursos, objetivos específicos para educação, esporte lazer.
A mentalidade truncada, de certos candidatos ao invés de trazer esperança, trás decepção.
Esse fato é negativo.
O povo não sabe em quem votar e parte para eleger através de votação pessoas despreparadas, sem formação acadêmica e até mesmo sem o ensino fundamental completo.
Estes candidatos eleitos são chaves de manipulação, em que o desejo do povo pode não ser levado em conta.
Apesar destes acontecimentos a eleição ocorreu de forma digna, não houve tumultos ou brigas no dia de votação. Conforme afirmação do chefe da 31ª zona eleitoral a eleição foi tranqüila
Os mesários conforme o horário estipulado comparecerem e devidamente se encontravam em suas seções a que foram designados.
As 09:00 horas iniciaram-se a votação para prefeito e vereador municipal.
No período matutino a procura das sessões foram maior, o que gerou grandes filas, a preferência é devido a ser mais fresco e para poder permanecer em casa no período vespertino.
Com essa prática acompanhar todos os acontecimentos seria melhor. No período vespertino as seções se encontravam praticamente tendo poucos eleitores votando.
O encerramento das votações ocorreu a partir do horário programado nas UE (urnas eletrônicas), que seria 17:00 horas, horário de Mato Grosso, ou as 18:00 horas, horário local.
A partir desse horário as UEs junto com os materiais utilizados por todas as seções foram encaminhadas por seus presidentes até o fórum eleitoral, onde estava ocorrendo à somatória de votos de cada candidato.
Até as 20:00 horas já tinha o resultado dos vereadores eleitos, bem como o nome do administrador do município.
Mais informações das eleições 2008 só acessar :
http://www.tre-mt.gov.br/
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Eleições
Eleições
Nos 5.567 municípios do Brasil ocorrem a cada quatro anos eleições para prefeitos e vereadores que devidamente se apresentam para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores, bem como o cargo para prefeito. Os vereadores quando eleitos pelo voto do povo passam a legislar e o prefeito passa a executar as obras dos projetos aprovados por unanimidade ou por maioria de votos dos vereadores.
Dia da votação:
Resultados das Urnas:
Você pode conferir os resultados por este link:
http://www.justicaeleitoral.gov.br/divhtml.htm
Postado por admcanarana às 20:32
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário