terça-feira, 14 de outubro de 2008


arx e Engels publicaram o Manifesto Comunista – primeiro esboço da teoria revolucionária que no futuro seria chamado de Marxismo.
Em 1845 foi expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e de exilados
Em 1848, ano em que estourou a Revolução de 24/02, Marx e Engels publicaram o Manifesto Comunista – primeiro esboço da teoria revolucionária que no futuro seria chamado de Marxismo.
Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais valia , da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).
Materialismo Dialético
O materialismo dialético é a teoria geral do Partido Maxista-lenista.O materialismo dialético é assim chamado ,porque a sua maneira de considerar os fenômenos da natureza , o seu método de investigação e de conhecimento é dialético , e a sua interpretação , sua concepção dos fenômenos da natureza ,a sua teoria é materialista.
A dialética hegeliana era a dialética do idealismo (doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia), e a dialética do materialismo é posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.
Significa a superação do materialismo pré-marxsista ,no que este tem metafísico e de idealista.
Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
O materialismo dialético é uma constante no pensamento do marxismo-leninismo (surgido como superação do capitalismo, socialismo, ultrapassando os ensinamentos pioneiros de Feuerbach).
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
Assim, a base material ou econômica constitui a "infra estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época.
Segundo Marx, a base material é formada por forças produtivas (que são as ferramentas, as máquinas, as técnicas, tudo aquilo que permite a produção) e por relações de produção (relações entre os que são proprietários dos meios de produção as terras, as matérias primas, as máquinas - e aqueles que possuem apenas a força de trabalho).
Materialismo Histórico
O materialismo histórico estende os princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social ;aplica este princípios aos fenômenos da vida social ,ao estudo da história da sociedade.Hegel foi o filósofo que enunciou as características fundamentais da dialética.
O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
. O materialismo histórico considera que a força é o método de obtenção dos meios de existência necessários à vida dos homens, O Modo de Produção de Bens Materiais.b) A primeira, é a de que nunca se mantém num dado pronto por muito tempo;está sempre a transformá-lo, mudança do modo de produção provoca inevitavelmente a mudança de todo o regime social , as idéias sociais,as opiniões e instituições políticas ; a mudança do modo de produção provoca a modificação de todo o sistema social e político.c) A segunda é a de que as transformações e o seu desenvolvimento começam sempre pela transformação e desenvolvimento das forças produtivas. As forças produtivas são por consequência , o elemento mais móvel e mais revolucionário da produção.d) A terceira é que as novas forças produtivas e as relações de produção que lhes correspondem não aparecem fora do antigo regime,aparecem no ceio do velho regime.
MARXISMOO marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho).
Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças a “negação da negação” (dialética). O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
As principais idéias do Marxismo.
A luta de Classes – para ele a história se reduz a uma sucessão de conflitos entre a classe dominante e a classe oprimida. A transição do capitalismo para o socialismo só poderia ser feita pela

0 comentários: