terça-feira, 14 de outubro de 2008

Émile Durkheim




Émile Durkheim, nasceu em Épinal data exata: 15de Abril de 1858. Vindo a falecer em 1917. Foi educado na França e na Alemanha. Propôs contribuições pioneiras para a sociologia inclusive no auge de sua carreira desenvolveu o seu importante trabalho teórico, o suicídio.

Durkheim, foi indicado como um dos primeiros professores de sociologia na França atingiu uma importante reputação acadêmica, insistia em enfatizar que os comportamentos deveriam ser compreendidos num contexto social muito mais ampliado em sua totalidade e não só individualmente, dando ênfase a sua tese que foi fundamental para explicar e ajudar todas as formas existentes de sociedade. Devido a seus estudos direcionados a uma tribo australiana, auto-intitulada “aruntas”.

Focando mais as funções exercidas pela religião, não priorizando a vida como um todo, definindo o que para nós significa religioso. Concluiu que como algumas outras formas de um comportamento de grupos diferentes a religião sempre influência a solidariedade em meio ao grupo.

Para Durkheim esse não era o principal enteresse, pois havia mais, estudava as conseqüências do trabalho que eram desenvolvidos pelas sociedades modernas. Em sua visão a crescente divisão do trabalho nas sociedades industriais, os trabalhadores se tornavam profissionais em suas áreas específicas de trabalho o que chamou de anomia.

O que seria anomia? Anomia ocorre quando perdemos a senso de propósito até mesmo a direção da sociedade moderna fugindo dos parâmetros e do controle da situação do comportamento do individuo em si, ocorrendo geralmente diante de uma mudança social intensa. Onde as pessoas com esse tipo de fobia se deparam de situações tão confusas e desesperadoras que ao invés de se adaptarem a nova mudança social resolvem acabar com a própria vida, daí o conceito de suicídio.

  • Émile Durkheim e Suas Influências para a Região

David Émile Durkheim ajudou toda a sociedade em si como um todo, pois era considerado como um dos pais da sociologia moderna. Para nossa região trouxe respostas e soluções para os problemas de nossa sociedade relacionados à religião, epistemologia, suicídio, educação, também na área de direito e ética; a propósito eram suas áreas de principal interesse. Pois toda a sociologia fortaleceu-se devido a ele e seus seguidores não só na França e na Alemanha como também pelo mundo inteiro. Afinal desenvolveu sua tese baseada em seus estudos sobre uma tribo australiana o que ajudou e facilitou a compreender todas as sociedades existentes no mundo.

0 comentários: