quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Para fechar a semana com bom humor






Postado por Janaína Neuhaus
Enviado pelo Aluno Douglas Allan Zatti

Leia mais…

Charges







http://www.youtube.com/watch?v=YB4cgfC_Rdg‏


Postado Por Janaína Neuhaus
Enviado Por Cleyton Cardoso

Leia mais…

Dia de Prova






Todos Muito Assustado.
Prova do Prof. Luiz Cesar Faria

Leia mais…

terça-feira, 14 de outubro de 2008


EAN BAUDRILLARD
Jean Baudrillard nasceu em 1929, na cidade de Reims,Franca ,Morreu no ano de 2007 em Paris Franca com 77anos.
Era acadêmico escritor e fotografo, focava-se nos Estudos Culturais, Sociologia, tinha um grande interesse em Antropologia, Política, Comunicação, Fotografia, Literatura.
Divulgação/Gallimard

Tinha influencia de:
KARL MARX,
SIGMUND FREUD,
FRIEDRICH NIETZSCHE,
THEODOR ADORNO,
CLAUDE LÉVI-STRAUSS,
ROLOND BARTHES,
MARCEL MAUSS



Desenvolveu uma serie de teorias polemicas sobre os impactos da comunicação e das midias na sociedade e na cultura contenporãneas.
Tinha postura profetica e apocaliptica,fundamentada em suas teorias ironicas,com objetivo no desenvolvimento da hipotese e polemicas sobre as questões atuais .
Devido à sociedade tecnocrática e ao poder dominador dos meios de comunicação, a vida humana acaba se tornando uma "realidade virtual".
Falava que os abjetos não tinha so um valor de uso e um de traca tinha tambem um valor de signo.

Suas principais obras foram:

Simulacros e Simulação (1981) Nesta sua obra, através de exemplos dos novos centros de espetáculos, hipermercados, acidentes nucleares e novas tecnologias , um território, um ser referencial, uma substância, a geração, e modelos, de um real sem origem nem realidade.
Foi uma das inspirações para o filme Matrix.
Sobre o filme Matrix, disse que não gostou do filme, porque o filme é muito metafórico, disse que os diretores basearam em seu livro Simulacros e Simulação, mas não o entenderam.

http://www.wikipedia.org.br/

http://images.google.com.br/images


O sistema dos objetos (1968)
Este livro volta-se para o mundo da cultura por meio do objeto, estudando-o em sua dupla condição, de instrumento e de signo e transita pela publicidade e arquitetura, surpreendendo sentidos ocultos no ambiente doméstico e nos objetos cotidianos. http://www.criticaliteraria.com/


À sombra das maiorias silenciosas (1978)
Da Sedução (1979)
América (1988)
Cool Memories I (1990)
A troca impossível (1999)
O lúdico e o policial (2000)
Publicou mais de 50 livros, estudou Alemão Sorbonne, tendo traduzido para o francês obras de Karl Marx e Berlolt Brecht. Lecionou sociologia na Universidade de Monterre .
Ele amava o Brasil, falava de alguns intelectuais brasileiros como, André Parente, Kátia Maciel, Raquel Paiva e Muniz Sodré. Em uma entrevista para a revista época perguntaram para ele porque nunca tinha escrito sobre o Brasil que ele tanto adorava ele respondeu que o Brasil tinha uma cultura muito grande e complexa muito diferente da dos Estados Unidos, que o Brasil tem leis de sensualidade e de alegria de viver, que são muito complicadas de explicar para ele no Brasil, vigora o charme. Na mesma reportagem ele fala que a arte se integrou a um ciclo de banalidade,pois os artistas se renderam a realidade virtual,assim a arte deixou de tem um valor em si.”Os signos soterraram a singularidade”.



Ele era um pensador polêmico, criticava a sociedade de consumo, e os meios de comunicação, e considerava as massas como cúmplice dessa situação. Ele provocou polêmica em 1991, com “A Guerra do Golfo Não Aconteceu”, argumentando que chegar e bombardear um lugar não seriam guerra, que guerra teria que ter contato com o corpo. Disse que nenhum lado poderia se sentir vitorioso uma vez que o conflito não alterou nada no Iraque.


(Publicado originalmente na revista época, Ed 264, junho de 2003.)
Em uma entrevista a revista Época ele fala do atentado de 11 de setembro:
“Nunca mais seremos os mesmos depois da destruição do World Trade Center. considero os atentados um ato fundador do novo século, um acontecimento simbólico de imensa importância porque de certa forma consagra o império mundial sua banalidade.
A guerra do Iraque apenas da seqüência as ações imperiais. Os terroristas que destruirão as torres gêmeas introduziram uma forma alternativa de violência que dissemina em alta velocidade. A nova modalidade esta gerando uma visão de realidade que o homem desconhecia. O terrorismo fundão admirável mundo novo. Bom ou mau, e o que há de novo no mundo da filosofia. O terrorismo esta alternado a realidade e a visão de mundo.Para lidar com um fato de tamanha envergadura ,precisamos assimilar suas lições por meio de pensamento”.
(Publicado originalmente na revista época, Ed 264, junho de 2003.)
Ele analisou o Atentado de 11 de setembro de 2001 como um ato simbólico contra o acidente, e disse que os terroristas acreditam que eles teriam outra vida, por isso não se importaram com o suicídio.

Professor, baixo, mal humorado, fumante,
Publicou mais de 50 livros, era acadêmico, escritor e fotógrafo, sociólogo com grande interesse na Política, Comunicação, Literatura.
Era bastante crítico, e não temia em falar a verdade, por isso era criticado e odiado por muitos, mas também era elogiado e amado por outros.

Morreu com 77 anos no ano de 2007.

Leia mais…


Pierre Bourdieu

“Maldições Pascalianas, uma das obras de Bourdieu”.

Bourdieu nasceu em uma família simples na França no dia 01 de Agosto de 1930. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris na Escola Normal Superior, se formou em 1954 em filosofia. Em 1955 foi convocado para o serviço militar em Versalhes, por indisciplina foi enviado para Argélia, por não ter condições físicas e habilidades para ficar na frente de batalha assumiu a função de professor dando aula para refugiados. Estando em meio à guerra pode vivenciar o colonialismo francês, tentando compreender partiu para o campo da antropologia e da sociologia.
Entre 1960 a 1980 ele desenvolveu varias obras, contribuindo para a formação do pensamento sociológico do séc. XX, também contribuiu para a prática da sociologia cultural, da antropologia cultural e para a definição da dimensão das ciências sociais.
Ao longo de sua carreira fez mais de 300 obras, é também um dos escritores mais lidos em todo mundo na área da antropologia e da sociologia. È um dos únicos escritores franceses que não nasceu na classe nobre, veio da classe menos favorecida da sociedade.
Em seus trabalhos Bourdieu tentava mostrar as classes da sociedade, o domínio que uma classe exerce sobre a outra classe menos favorecida. Ele também lutava pela desigualdade social e cultural dos homens.
Bourdieu morreu em 23 de janeiro de 2002, após palestrar um curso a respeito de sua obras , que serviria de fundamento para seu ultimo livro, Esboço de auto-analise.

Leia mais…

Eleições



Eleições
Nos 5.567 municípios do Brasil ocorrem a cada quatro anos eleições para prefeitos e vereadores que devidamente se apresentam para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores, bem como o cargo para prefeito. Os vereadores quando eleitos pelo voto do povo passam a legislar e o prefeito passa a executar as obras dos projetos aprovados por unanimidade ou por maioria de votos dos vereadores.
Nos municípios em que a população é inferior a duzentos mil eleitores não existe a necessidade de ocorrer o segundo turno. Entretanto, essa situação pode ocorrer quando a população atinge esse total e o candidato a prefeito não obtiver cinqüenta por cento (50%) mais um por cento (1%) de votos válidos a prefeito.
Canarana, município com três décadas de emancipação política também tem suas eleições, porém somente de primeiro (1º) turno por ter a população estimada em pouco mais de vinte mil habitantes (20.000) e dentre estes há treze mil (13.000) eleitores
Geralmente a data da eleição do segundo (2º) turno ocorre no mesmo mês como este ano, por exemplo, que será no dia 26 de outubro.

Eleições 2008
Em Canarana, e pode se crer, em alguns outros municípios o desejo de PODER é excessivo, sendo este, gerador de situações vexatórias, negativistas onde vale tudo para tirar aquele ou aquela “fulana,” as situações chegam ao extremo de declarar fatos que denigra em demasia a imagem do candidato e/ ou político adversário.
As divergências existentes promovem o desconforto e insegurança dos eleitores, pois estes não sabem por vezes que atitude tomar, porque a “massa popular” não esta por sua maioria politizada, seu conhecimento formal é deficitário por falta de investimento do poder público, bem como incentivo, sendo sua idéia bastante primária onde o valor afetivo tem forte influência, ou o poder aquisitivo também pesa, sua idéia por vezes é: “Eu vou votar no fulano porque ele me ajudou.... porque tem dinheiro .... porque gosto...” por aí a fora.
Se não fossem movimentos, atitudes até mesmo bárbaras, pois mexer com a vida pessoal de outrem, é bárbaro, Canarana teria eleições tranqüilas.
Mas conforme mencionado no sentido amplo pode-se relatar um exemplo: há poucos dias antes das eleições, conforme palavras ditas pelo chefe da 31° zona eleitoral, pessoas com baixa índole através de atos premeditados tomaram atitudes para “baixaria”. Infelizmente.
O envio de CDs e panfletos, continha acusações não comprovadas até o presente momento e calunias sobre o candidato a reeleição a prefeito. A gravação, impressão dos panfletos e envio ocorreu de forma clandestina.
Em seguida, outros panfletos que apresentavam também acusações não provadas sobre o candidato adversário.
O povo tem no momento informações que não são referentes ao que de fato pode/ deve existir em uma campanha eleitoral; que é a apresentação de projetos de trabalhos que visam trazer benefícios para as comunidades; geração de empregos, aplicação dos recursos, objetivos específicos para educação, esporte lazer.
A mentalidade truncada, de certos candidatos ao invés de trazer esperança, trás decepção.
Esse fato é negativo.
O povo não sabe em quem votar e parte para eleger através de votação pessoas despreparadas, sem formação acadêmica e até mesmo sem o ensino fundamental completo.
Estes candidatos eleitos são chaves de manipulação, em que o desejo do povo pode não ser levado em conta.
Dia da votação:
Apesar destes acontecimentos a eleição ocorreu de forma digna, não houve tumultos ou brigas no dia de votação. Conforme afirmação do chefe da 31ª zona eleitoral a eleição foi tranqüila
Os mesários conforme o horário estipulado comparecerem e devidamente se encontravam em suas seções a que foram designados.
As 09:00 horas iniciaram-se a votação para prefeito e vereador municipal.
No período matutino a procura das sessões foram maior, o que gerou grandes filas, a preferência é devido a ser mais fresco e para poder permanecer em casa no período vespertino.
Com essa prática acompanhar todos os acontecimentos seria melhor. No período vespertino as seções se encontravam praticamente tendo poucos eleitores votando.
Resultados das Urnas:
O encerramento das votações ocorreu a partir do horário programado nas UE (urnas eletrônicas), que seria 17:00 horas, horário de Mato Grosso, ou as 18:00 horas, horário local.
A partir desse horário as UEs junto com os materiais utilizados por todas as seções foram encaminhadas por seus presidentes até o fórum eleitoral, onde estava ocorrendo à somatória de votos de cada candidato.
Até as 20:00 horas já tinha o resultado dos vereadores eleitos, bem como o nome do administrador do município.
Você pode conferir os resultados por este link:
http://www.justicaeleitoral.gov.br/divhtml.htm
Mais informações das eleições 2008 só acessar :
http://www.tre-mt.gov.br/

Leia mais…

Claude Levi Strauss.


Nasceu em uma família Judeu-belga em 1908, foi um dos grandes pensadores do século XX, e foi um dos discípulos de Sausurre, onde deu ênfase ao estruturalismo sendo uma das principais idéias de Levi Strauss.

O estruturalismo é um modo de pensar e um método de analise que era praticado no século XX, estudavam os seres humanos e analisavam sistemas examinando as relações e funções dos elementos que constituíam esses sistemas, variando das línguas humano e sócio culturais aos contos folclóricos e textos literários.
O estruturalismo virou moda intelectual nos anos 60 e 70, pois teve uma ampla audiência, alcançando uma influência praticamente universal, fazendo com que o seu nome vira-se sinônimo dele. Os livros (O pensamento selvagem), fala que as línguas contem uma razão que obtém suas razões e que estas são desconhecidas pelo ser humano. (Tristes Trópicos) nessa obra ele conta como sua vocação de antropólogo predominou durante as viagens pelo interior do Brasil, houve muitos interesses dos especialistas nas obras o autor, pois desde aquele tempo o estruturalismo de Levi Saraus tornou-se informação obrigatória na filosofia, psicologia e sociologia. Claro respeitando a diferença dele pela história, pode se entender que a antropologia estrutural é um método de tentar entender as histórias das sociedades.
Então podemos concluir que o estruturalismo é uma maneira pela qual compõe a sociedade, e dentro da sociedade existem várias outras estruturas, onde essas estruturas determinam como devemos agir, pensar, comportar-se diante da sociedade.

As obras do Autor:
Ø As estruturas elementares do Parentesco (2003).
Ø Tristes Trópicos (1996).
Ø O Pensamento Selvagem (1989).
Ø Antropologia Estrutural (1996).
Ø Antropologia Estrutural Dois (1993).
Ø Mito e Significado (2000).
Ø A Oleira Ciumenta (1987).
Ø O Cru e o Cozido (1991).
Ø O Olhar Distanciado (1986).
Ø De Perto Distanciado (1986).

Em analise as culturas, e se baseando no estruturalismo podemos observar de um modo muito interessante à cultura indígena, relacionando a cultura do branco.

A organização social dos índios:
As organizações sociais dos índios são bem mais simples comparadas ao do homem branco, não existem classes sociais, não existem bens materiais, a terra é de todos, e toda a aldeia se une para trabalhar em prol da sociedade, dividindo as tarefas, e o que conseguem com o trabalho. Isto é bem ao contrario a do homem branco onde ele vive em um mundo em sua maioria capitalista onde busca cada vez mais ter mais e mais, e isso a maioria das vezes acontece tirando de alguém, de uma forma exploratória.

A hierarquia:
A hierarquia das tribos de índios é muito determinada, com apenas duas figuras que são muito importantes para as tribos, os pajés e o cacique, a importância do pajé e de receber as mensagens dos deuses, e também é uma espécie de medico, ele quem receita chás e ervas para curar as doenças; o cacique também é importante para tribo, ele quem cuida da organização da tribo e também orienta na execução dos trabalhos.
Já do lado do homem branco, a sua organização e bem mais complexa, tendo “n” números de pessoas que mandam, e governam o país, existem os poderes legislativo, judiciário e executivo, e ainda podemos ter as hierarquias em nosso dia a dia de trabalho. Isso quer dizer gente mandando em gente,”quem tem mais chora menos”.

Conclusão:
Podemos então concluir em uma breve analise das estruturas, que a simplicidade da cultura dos índios faz com que eles tenham uma vida de certa forma mais tranqüila da que a dos homens que vivem em grandes centros urbanos, tendo o medo ao seu lado, com a violência que assola a vida de toda a preocupação de se manter no topo de um “ranking social” que colocamos em nossas vidas.
E de certa forma, foram os brancos quem trouxeram uma vida de conflitos ao mundo dos índios, muitas doenças vieram com a colonização, conflitos por terras, por tesouros que as terras nos proporcionam; fizemos uma mudança lenta, porém contínua na estrutura que os índios tinham antes de conhecer o mundo dos brancos.
Em entrevista ao proprietário e responsável pelo jornal O Pioneiro Rafael Govari, foi feito uma entrevista de maneira ampla e que se aborda a sua experiência em ter um jornal no município de Canarana.

Acadêmicos: Como surgiu a idéia de criar um jornal?
Rafael: Tudo começou quando eu trabalhava em um jornal aos 16 anos no Rio Grande do Sul, um parente meu me fez o convite para trabalhar, trabalhei dois anos fazendo alguns anúncios, mas o maior ponto forte meu era nas assinaturas e renovação das mesmas; era conhecido como “garoto do jornal”, o jornal ficava perto de Ijúi onde fazia faculdade de filosofia, porem o meu maior sonho era de servir ao exercito, porem não consegui ficar muito tempo servindo ao exercito e acabei desistindo, sem emprego e sem faculdade resolvi vir para canarana já que a minha família toda morava aqui no município, então tive foi onde surgiu a idéia de montar o jornal aqui visto que não havia nenhuma na cidade.

Acadêmicos: Quais foram as maiores dificuldades?
Rafael: As minhas maiores dificuldade foram à falta de experiência em se administrar toda a parte de um jornal, e também dificuldade financeiras, e com a cultura da cidade, pois as pessoas não tinham o costume de ler jornal.

Acadêmicos: Qual a tiragem do jornal, e as cidades em que são distribuídos?
Rafael: A tiragem do jornal é de 1000 exemplares, destes 700 são distribuídos no município para as pessoas que tem assinatura e os outros 300 exemplares em parceria com as viações Xavante e Frigotur são distribuídos cinco exemplares pra 18 municípios, sendo eles: Água Boa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinapolis, Cocalinho, Confresa, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeiraozinho, São Felix do Araguaia e Paranatinga, sendo os cinco exemplares distribuídos entre a prefeitura e a câmara de vereadores de cada município.

Acadêmicos: O artigo quinto da constituição garante a liberdade de expressão, mas o sindicato dos jornalistas costumam fazer pressão para que haja um jornalista responsável. Você já teve um tem problemas desse tipo?
Rafael: Não tive problemas com o sindicato, seria importante que todo mundo que se trabalha na área fosse formado, e também não teria problemas com o sindicato visto que tenho um jornalista que assina por ele, ficando amparado.

Acadêmicos: A noticia que foi mais importante em sua opinião para a sociedade?
Rafael: Foi de uma senhora que sua neta precisa de ajuda visto que tinha um problema de saúde e que precisa fazer um tratamento fora do município, e que também precisava tomar leite de cabra, fiz uma matéria para ajudar à senhora e depois de dois anos ela veio me convidar para o aniversario de sua neta, e que a mesma se encontrava bem, pois tinha recebido varias ajudas.
E também de um protesto onde as empresas fecharam as portas em protesto à crise que houve com o soja, fiz o anuncio das empresas que aderiam à greve.

Acadêmicos: A noticia mais triste que já publicou?
Rafael: Foi sobre o atropelamento da menina Patrícia, pois quando ficou sabendo quem havia atropelado descobri que era uma pessoa muito amiga minha e fiquei triste tendo que noticiar o nome dela no meu jornal.

Acadêmicos: Onde é impresso?E qual a sensação em se ter que concluir uma edição e de repente surgir uma noticia muito importante na ultima hora?
Rafael: Em Ijúi, mando na terça feira à tarde, o jornal é impresso na terça de noite, e mando na quarta de manha e chega a sexta aqui. Não há muito o que se fazer apenas de torcer para que não seja noticiado e esperar para publicar na semana seguinte.

Acadêmicos: Você atrasa a publicação ou publica a noticia na semana seguinte?
Rafael: Publico na semana seguinte.

Acadêmicos: Tem previsão de vir a ser um jornal diário?
Rafael: Aqui em Canarana não, talvez duas vezes por semana se tiver a impressão aqui.

Acadêmicos: Alguma matéria publicada por vocês já saiu na mídia nacional?
Rafael: Não, só em sites de Mato Grosso, uma vez mandei uma reportagem para a folha de São Paulo, sobre dois irmão gêmeos filhos de índios que vieram morar na cidade, pois na aldeia seriam mortos; nem sei se saiu à reportagem.

Acadêmicos: Qual o maior furo de reportagem já realizado?
Rafael: Foi do “Barrelinha” que foi encontrado perto da Serra Dourada, quando a policia adentro ao mato em captura de assaltantes que haviam assaltado a rodoviária de Serra Dourada e em perseguição na mata foi encontrado a ossada e que mais tarde através de exames foi comprovado que era do adolescente “Barrelinha” que estava desaparecido há algum tempo.

Acadêmicos: Alguma estratégia especial para cobrir as eleições municipais?
Rafael: Só repassar noticias sobre os candidatos que fossem repassado pelas autoridades, e colocar somente o que era falado pelos mesmos, e em relação às duas coligações, foi dividido em partes iguais, cada um teve a oportunidade de expor a sua imagem em um oitavo de pagina do jornal por coligação.

Acadêmicos: O que ta achando da experiência?
Rafael: Acho muito bom, hoje tenho uma experiência muito grande, acabei com vários medos meus, mudou tudo em minha vida, antigamente tinha ate medo de conversar com uma vendedora de sapatos, hoje não tenho mais esse problema de enfrentar uma conversa frente a frente. As pessoas me respeitam pois hoje tenho credibilidade com o meu jornal.
Tornei-me de um menino que não sabia, lutei e hoje tenho credibilidade e hoje as pessoas confiam em mim.
Estruturalismo:

Leia mais…


arx e Engels publicaram o Manifesto Comunista – primeiro esboço da teoria revolucionária que no futuro seria chamado de Marxismo.
Em 1845 foi expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e de exilados
Em 1848, ano em que estourou a Revolução de 24/02, Marx e Engels publicaram o Manifesto Comunista – primeiro esboço da teoria revolucionária que no futuro seria chamado de Marxismo.
Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. É um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais valia , da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).
Materialismo Dialético
O materialismo dialético é a teoria geral do Partido Maxista-lenista.O materialismo dialético é assim chamado ,porque a sua maneira de considerar os fenômenos da natureza , o seu método de investigação e de conhecimento é dialético , e a sua interpretação , sua concepção dos fenômenos da natureza ,a sua teoria é materialista.
A dialética hegeliana era a dialética do idealismo (doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia), e a dialética do materialismo é posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.
Significa a superação do materialismo pré-marxsista ,no que este tem metafísico e de idealista.
Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
O materialismo dialético é uma constante no pensamento do marxismo-leninismo (surgido como superação do capitalismo, socialismo, ultrapassando os ensinamentos pioneiros de Feuerbach).
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época.
Assim, a base material ou econômica constitui a "infra estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época.
Segundo Marx, a base material é formada por forças produtivas (que são as ferramentas, as máquinas, as técnicas, tudo aquilo que permite a produção) e por relações de produção (relações entre os que são proprietários dos meios de produção as terras, as matérias primas, as máquinas - e aqueles que possuem apenas a força de trabalho).
Materialismo Histórico
O materialismo histórico estende os princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social ;aplica este princípios aos fenômenos da vida social ,ao estudo da história da sociedade.Hegel foi o filósofo que enunciou as características fundamentais da dialética.
O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
. O materialismo histórico considera que a força é o método de obtenção dos meios de existência necessários à vida dos homens, O Modo de Produção de Bens Materiais.b) A primeira, é a de que nunca se mantém num dado pronto por muito tempo;está sempre a transformá-lo, mudança do modo de produção provoca inevitavelmente a mudança de todo o regime social , as idéias sociais,as opiniões e instituições políticas ; a mudança do modo de produção provoca a modificação de todo o sistema social e político.c) A segunda é a de que as transformações e o seu desenvolvimento começam sempre pela transformação e desenvolvimento das forças produtivas. As forças produtivas são por consequência , o elemento mais móvel e mais revolucionário da produção.d) A terceira é que as novas forças produtivas e as relações de produção que lhes correspondem não aparecem fora do antigo regime,aparecem no ceio do velho regime.
MARXISMOO marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho).
Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças a “negação da negação” (dialética). O materialismo histórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
As principais idéias do Marxismo.
A luta de Classes – para ele a história se reduz a uma sucessão de conflitos entre a classe dominante e a classe oprimida. A transição do capitalismo para o socialismo só poderia ser feita pela

Leia mais…

Émile Durkheim




Émile Durkheim, nasceu em Épinal data exata: 15de Abril de 1858. Vindo a falecer em 1917. Foi educado na França e na Alemanha. Propôs contribuições pioneiras para a sociologia inclusive no auge de sua carreira desenvolveu o seu importante trabalho teórico, o suicídio.

Durkheim, foi indicado como um dos primeiros professores de sociologia na França atingiu uma importante reputação acadêmica, insistia em enfatizar que os comportamentos deveriam ser compreendidos num contexto social muito mais ampliado em sua totalidade e não só individualmente, dando ênfase a sua tese que foi fundamental para explicar e ajudar todas as formas existentes de sociedade. Devido a seus estudos direcionados a uma tribo australiana, auto-intitulada “aruntas”.

Focando mais as funções exercidas pela religião, não priorizando a vida como um todo, definindo o que para nós significa religioso. Concluiu que como algumas outras formas de um comportamento de grupos diferentes a religião sempre influência a solidariedade em meio ao grupo.

Para Durkheim esse não era o principal enteresse, pois havia mais, estudava as conseqüências do trabalho que eram desenvolvidos pelas sociedades modernas. Em sua visão a crescente divisão do trabalho nas sociedades industriais, os trabalhadores se tornavam profissionais em suas áreas específicas de trabalho o que chamou de anomia.

O que seria anomia? Anomia ocorre quando perdemos a senso de propósito até mesmo a direção da sociedade moderna fugindo dos parâmetros e do controle da situação do comportamento do individuo em si, ocorrendo geralmente diante de uma mudança social intensa. Onde as pessoas com esse tipo de fobia se deparam de situações tão confusas e desesperadoras que ao invés de se adaptarem a nova mudança social resolvem acabar com a própria vida, daí o conceito de suicídio.

  • Émile Durkheim e Suas Influências para a Região

David Émile Durkheim ajudou toda a sociedade em si como um todo, pois era considerado como um dos pais da sociologia moderna. Para nossa região trouxe respostas e soluções para os problemas de nossa sociedade relacionados à religião, epistemologia, suicídio, educação, também na área de direito e ética; a propósito eram suas áreas de principal interesse. Pois toda a sociologia fortaleceu-se devido a ele e seus seguidores não só na França e na Alemanha como também pelo mundo inteiro. Afinal desenvolveu sua tese baseada em seus estudos sobre uma tribo australiana o que ajudou e facilitou a compreender todas as sociedades existentes no mundo.

Leia mais…

Feira do Produtos



A entrevista foi realizada com três produtores e vendedores da feira.

O 1º a ser entrevistado foi o senhor e senhora:
BENEDITO MORDE JESUS, 49 ANOS
IDALINA LEÃO DE JESUS, 42 ANOS
Eles vendem verduras como (alface, tomate, pepino, jiló, quiabo), mas não produz o alimento eles vendem à meia, o lucro e divido pela metade, fica 50% para o produtor e a outra metade pra ele levanta todos os domingos às 5h da manha pra ir à feira.
O preço das verduras varia de R$1,00 a 2, 00, em media eles vendem R$100,00 por cada domingo, mas só ficam com R$50,00 por ser divido o lucro, no fim do mês eles conseguem +ou- R$200,00 para fazer compras, farmácia, luz, água.

Na casa deles vivem quatro pessoas, todos com a renda da feira, têm quatro filhos, mas só dois vivem com eles, o dinheiro da para sobreviver, mas não da para viver bem, pois precisa comprar outras coisas além dos alimentos “disseram que da pra sobreviver pela graça de Deus”.
Eles desejam uma vida melhor do que a deles pra os filhos, na feira nada o irrita gosta de tudo la, o sonho deles é ter uma vida melhor e comprar uma moto, pois carrega tudo nas costas ou a pé. Em 2009 quer produzir os seus próprios produtos para ter mais renda.



O 2º a ser entrevistado foi o senhor e a senhora:
BENEDITO NUNES CIQUEIRA, 83ANOS
EVA APARECIDA DOS SANTOS, 64 ANOS
Eles vendem amendoim, verduras, frango, ovos, alguns produtos são produzido por eles(frango verduras) e outros são comprados de outros produtores, o preço varia de R$ 1,00 a R$ 12,00, em média eles vendem 500,00 reais por fim de semana, o lucro fica em torno de R$200,00 a renda mensal de +ou- R$800,00 + o dinheiro da aposentadoria do Sr Benedito.
Tem uma filha, na casa mora três pessoas, a maior parte do dinheiro que eles vivem vem da feira, o dinheiro da para
Sobreviver, mas não com conforto, para eles cuidar da horta e mais difícil do que ir para feira, levanta todos os domingo 5:00hs da manha, adora ir para a feira pelo contato com outras pessoas, gosta de tudo, não reclama de nada.
Tem o sonho de construir uma casa, dar um futuro melhor para a filha, ”eles tem muita Fe em deus que vão conseguir”.
Deseja para 2009 saúde realização financeira e pessoal, e faculdade barata para o aceso de todos.


O 3º a ser entrevistado foi o senhor e a senhora:
PEDRO LUIZ FRANÇA, 69ANOS
JUMIRA SOUSA FRANÇA, 54 ANOS
Eles vendem amendoim banana, mamão, garapa, melado. frango,eles produz todos ao produtos ,o preço varia de R$1,00 a R$10,00, em media eles vendem R$80,00 por fim de semana, a renda mensal e de +ou- R$320,00 .
Tem quatro filhos, mas sós duas moram com eles na casa. Vivem quatro pessoas e todos são sustentados com o dinheiro da feira, o dinheiro não e o suficiente para viver bem, pois tem que comprar remédios porque eles já estão meio doentes, os filhos não ajudam na feira, pois tem vergonha, mas não trabalha fora também para ajudar em casa.


Eles gostam de ir à feira, pois conversam com outras pessoas, tudo esta bom, o sonho deles e construir uma casa grande e confortável, pois mora em casa muito velha e pequena.
Eles já perderam a esperança de conseguir uma vida melhor, pois já perdeu as forças para trabalhar.
Para 2009 eles desejam construir uma casa, e muita saúde para eles e para os filhos.


Muito obrigada pela sua atenção!

Boas vendas!

Leia mais…